segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Cartão Postal


Olhando os rostos que me atravessam no caminho, penso: somos tão singulares, tão minuciosamente diferentes, particularmente especiais! Mas no entanto, algo escapa de todos estes rostos que me parece vindo do mesmo lugar! Algo no olhar perdido, ou no sorriso que se encontra em si mesmo!

Escute, tenho que te contar o que você já sabe: temos a mesma história de povo brasileiro. 
Sim, povo brasileiro, este que não é nem será nunca delimitado e definível e por isso não posso deixar de resgatar sua vastidão impressa em nosso íntimo.

Tenho isso como especial, um comum único. Tenho como especial fazer parte da história do Maracatu, da Umbanda, das Cavalhadas, das Congadas, dos carnavais, dos mitos e rituais indígenas, da resistência e da fé sertaneja, da Tropicália, da Capoeira, da bossa nova, do Movimento Antropofágico, do samba, das lutas contra as ditaduras... Sou sempre citada nas causos que o caipira conta enquanto enrola seu fumo de corda. Sou sempre afetada pela coragem e pelas mazelas do sem-terra de olhar enrijecido e malemolência no cantar! Estou sempre sendo capturada pelas redes do ribeirinho que vai ao mar buscar o que alimente o corpo e a alma!

Me sacodem por dentro, num furor de estar viva, o giro da baiana e também as comportas de Belo Monte e a angústia dos Kaiowá! Você sente? Sabe com as vísceras do que to falando? 
Se não, sintonize o seu radar pra sentir esse seu arredor e conectar-se com sua história, todos nós podemos saber disso de dentro pra fora. Se sim, vamos indo por este caminho, que cada dia me leva mais perto de você e você de mim!

P.s.: Ouvir Maria Bethania, 2003, Album Brasileirinho

Um abraço apertado e uns beijos nos olhos

Jaqueline Olina

Um comentário:

  1. Somos a mistura de povos, culturas...
    e essa mistura fez surgir uma nova identidade..Somos o Povo Brasileiro!!

    Bom ler seus escritos Jack...
    Bju grande

    ResponderExcluir